Processo de confecção

O processo de Confecção de Pêssankas

A técnica empregada é semelhante ao “batik”, porém aplicado aos ovos. São efetuados sucessivos tingimentos na casca do ovo, após feitos os traços com a cera de abelha.

Começamos isolando a cor natural do ovo, fazendo todos os traços que se deseja em branco, no Brasil, através da adaptação criada pela Sra. Maria Volochen (Sociedade Ucraniana Brasileira – SUBRAS) nas primeiras oficinas de pêssankas em Curitiba, usamos o bico de pena, porém na Ucrânia e demais países, a ferramenta mais usada é a kistka (espécie de pequeno funil onde se mantém a cera líquida para a escrita). Na sequencia, o ovo é mergulhado na tinta amarela, e então isolamos com a cera o que ficará nesta cor, e assim sucessivamente com o laranja, vermelho e preto. No final temos um ovo totalmente preto, e aí acontece a mágica revelação da pêssanka!

Caso você tenha interesse em aprender a técnica, temos um livro didático (Pêssanka – da Ucrânia para o Brasil) e o DVD A arte de pintar pêssankas, de autoria de Vilson José Kotviski.