O autor

Vilson José Kotviski – nascido em 1978, administrador, técnico óptico e artesão de Pêssankas, é descendente da terceira geração de ucranianos que chegaram ao Brasil no ano de 1895.

Como um dos grandes expoentes da arte da pêssanka no Brasil, é o fundador do site www.pessanka.com.br (desde 2001), autor do livro “Pêssanka – da Ucrânia para o Brasil” (1ed: 2004 /2ed: 2013), do DVD “A Arte de Pintar Pêssanka” (2007), e do livro: “Projeto Pêssanka – Ovos Escritos, Expresão da Cultura Ucraniana no Brasil” (2013).

Também já realizou diversas exposições e cursos em importantes cidades como Brasília, São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Campos do Jordão, Londrina, além de diversas cidades e localidades rurais na região de Porto União-SC e União da Vitória-PR onde reside.

Em 2010 foi premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, do Estado de Santa Catarina, sendo Coordenador Geral do projeto que executou uma série de oficinas de pêssanka, no interior de Santa Catarina.

No ano de 2012 foi o criador e coordenador do projeto “Pêssanka – ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil”, realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena / Clube Ucraniano e aprovado pelo IPHAN – Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional, que efetivou uma série de oficinas, pesquisas, palestras e publicações sobre a arte da pêssanka na região do Sul do Paraná e Planalto Norte de Santa Catarina, com destaque para o livro com o mesmo nome. 

E no ano de 2015 foi novamente um premiado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, com o projeto de criação do “Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Porto União-SC”, que formou um dos mais importantes grupos de salvaguarda da arte da pêssanka no Brasil.