Porto União-SC / União da Vitória-PR | Centro de Eventos São Basílio Magno | 07/09/2015

A primeira oficina de pêssankas para iniciantes do “Projeto Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Porto União-SC” foi realizada no feriado de 7 de setembro de 2015, no Centro de Eventos São Basílio Magno.

Contando a coordenação de Vilson José Kotviski, a oficina contou com vinte e um participantes, que durante a tarde de segunda feira tiveram contato com a arte da pêssanka, aprendendo a técnica básica desta arte milenar ucraniana.

Para Kotviski (36), coordenador do projeto, a oficina cumpriu seu objetivo que era oportunizar o contato com a arte das pêssankas, visando uma continuidade na formação do Núcleo: “Cada participante concluiu sua pêssanka, aprendeu a técnica, e foi instruído sobre o contexto histórico-cultural da arte.”  A participante Déborah Sedor relatou: “esta é minha primeira pêssanka, estou muito feliz!”.

A próxima oficina para iniciantes será no próximo domingo, dia 13 de setembro de 2015 na comunidade de Aquiles Stenguel, interior do município de Porto União-SC.

O Projeto Núcleo de Artesãos de Pêssanka de Porto União-SC é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014.

Voltar