Comunidade Ucraniana da Colônia Pintadinho – Porto União-SC: Oficinas culturais de Bordados e Culinária de Tradição Ucraniana. Edital Elisabete Anderle

Comunidade Ucraniana da Colônia Pintadinho – Porto União-SC:  Oficinas culturais de Bordados e Culinária de Tradição Ucraniana. Edital Elisabete Anderle

 

Colônia Pintadinho - Porto União-SC
Colônia Pintadinho – Porto União-SC

As últimas ações programadas dos projetos “Culinária de Tradição Ucraniana” de Cecília Kotviski e “Bordados Ucranianos” de Oksana Sliwinski Kotviski foram realizadas no sábado, dia 14/03/2020 na Comunidade Ucraniana da Colônia Pintadinho, interior de Porto União-SC.

20200314_132450Ambas as oficinas contaram com bom número de pessoas, mostrando que o interior de Porto União merece atenção em relação à cultura: “ficamos muito felizes e gratos com a oportunidade, e queremos sempre que lembrem da nossa comunidade em outros projetos também” comentou a Sra. Filomena Czezeki Gulecz, presidente da comunidade.

Colônia Pintadinho - Porto União-SC
Colônia Pintadinho – Porto União-SC

As oficinas realizadas aconteceram através de dois projetos premiados pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura – Governo de Santa Catarina, sendo que a primeira, coordenada por Oksana Sliwinski Kotviski abordou os princípios e técnicas dos “Bordados Ucranianos”, e a segunda, coordenada por Cecilia Kotviski, abordou a “Culinária de Tradição Ucraniana”, enfocando os costumes tradicionais onde os pratos típicos são parte das cerimônias familiares, especialmente na Páscoa e Natal.

20200314_092146Os dois projetos passaram por Santa Terezinha (Craveiro), Papanduva, Itaiópolis (Moema) e Porto União (Colônia Pintadinho), sempre com o mesmo padrão de atividades.

 

Projeto realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019.