Moema (Itaiópolis-SC): Comunidade Ucraniana São Pedro e São Paulo recebe ações culturais; oficina de bordados ucranianos e culinária de tradição ucraniana

Igreja histórica, Moema
Igreja histórica, Moema

Moema (Itaiópolis-SC):  Comunidade Ucraniana São Pedro e São Paulo recebe ações culturais

 

A terceira etapa dos projetos culturais “Bordados Ucranianos” e “Culinária de Tradição Ucraniana” aconteceram no último sábado, dia 29/02/2020 na Colônia Moema, interior de Itaiópolis-SC.

Oficina de culinária
Oficina de culinária

Contando com o apoio da Associação Ucraniana Catarinense Iván Francó, Metropolia Ucraíno-Católica São João Batista, Representação Central Ucraniano-Brasileira e Comunidade Ucraniana de Moema, as oficinas foram realizadas no Salão São Pedro e São Paulo em Moema, contando com um bom número de participantes em ambas as oficinas.

oficina de bordados
oficina de bordados

No período matutino, foi realizada a oficina de bordados, sob a coordenação de Oksana Sliwinski Kotviski, onde os participantes entraram em contato com esta arte típica da cultura ucraniana. No período vespertino foi a vez da oficina “Culinária de Tradição Ucraniana”, coordenada por Cecília Kotviski, onde foi feita a “Páska”, pão típico e ritual, e demonstradas as montagens da cesta de bênção de alimentos e também da ceia de Natal, revivendo e exemplificando a profundidade dos costumes e suas simbologias.

20200229_134458Além de Itaiópolis-SC (Moema), ambos projetos que foram contemplados no “Prêmio Elisabete Andele de Estímulo à Cultura” já passaram por Papanduva-SC e Santa Terezinha-SC (Craveiro), sendo que a última etapa acontece dia 14/03 na Colônia Pintadinho, em Porto União-SC.

 

 

Projeto realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019.