Oficina de Bordados Ucranianos em Santa Terezinha-SC, bairro Craveiro – com Oksana Sliwinski Kotviski

Oficina de Bordados com Oksana Sliwinski Kotviski - Craveiro, Santa Terezinha-SC
Oficina de Bordados com Oksana Sliwinski Kotviski – Craveiro, Santa Terezinha-SC

Foi realizada no dia 15/02/2020 uma oficina de bordados ucranianos no município de Santa Terezinha-SC, especificamente no bairro Craveiro, local onde se destaca  uma importante comunidade ucraniana.

A oficina foi ministrada por Oksana Sliwinski Kotviski, responsável pelo projeto “Bordados Ucranianos”, iniciativa que visa despertar o interesse das pessoas para esta manifestação característica da cultura ucraniana: “A proposta da oficina é dar o primeiro passo, despertar o gosto pelo bordado, que é muito presente nos trajes típicos, paramentos religiosos, enfim em tudo ao que remete à cultura ucraniana, o bordado está presente.

A atividade realizada no Craveiro contou com 14 participantes, sendo cumprida com êxito por todos os alunos, Ir. Emília Nogas, que reside no local a vinte anos, comentou: “Posso dizer que para nós foi de grande valia, pois pudemos resgatar os nossos costumes e tradições que os nossos avós preservavam e que hoje muitos deles foram esquecidos, precisamos valorizar a nossa cultura, que é rica nos seus rituais e costumes.

craveiro culináriaProjeto realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019.