Símbolos das Pêssankas – arte ucraniana em ovos

A principal referência que a comunidade ucraniana no Brasil possui sobre a simbologia das pêssankas é uma tabela organizada e publicada no ano de 1982 pelos artesãos Jeroslau Volochtchuk e Waldomiro Romero.

Nascida através de uma pesquisa espontânea, cujas fontes eram poucos e velhos livros de pêssankas, folhetos e mesmo relatos de pessoas que vieram da Ucrânia, a tabela começou a ser amplamente

divulgada na comunidade ucraniana, e usada por uma série de artesãos que posteriormente surgiram. Inclusive pela etnia polonesa, que também possui esta tradição, porém, com motivos e características mais voltadas aos florais, diferente das pêssankas ucranianas que são bastante geométricas.

Infelizmente, com o passar do tempo, o nome dos autores desta importante pesquisa foi sendo ignorado, apesar da tabela ser usada pela comunidade, inclusive como referência da Associação de

Artesãos de Pêssankas do Paraná (Pêssanka – da Ucrânia para o Brasil, 2004).

Atualmente, com o surgimento de novas publicações e maior acesso

à informação através da internet, são divulgadas muitas pesquisas com uma quantidade maior de símbolos. Mas vale salientar que há trinta anos eram extremamente escassas as fontes de informação

e a Ucrânia nem existia como país independente, o que torna aquele trabalho uma verdadeira relíquia da preservação da arte da pêssanka no Brasil.

Agora que conhecemos a história deste documento que tanto contribuiu para o entendimento e fortalecimento da verdadeira arte da pêssanka no Brasil, reproduzimos o original cedido por um dos próprios autores, Sr. WaldomiroRomero.

Informação constante no livro “Pêssanka – ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil – 2013”. Redigido por Vilson José Kotviski e publicado pelo Folclore Ucraniano Kalena e IPHAN.

Primeira tabela de símbolos de pêssankas no Brasil.
Primeira tabela de símbolos de pêssankas no Brasil.