Realizada Segunda Oficina de Pêssankas para Iniciantes em Aquiles Stenghel– Projeto Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Porto União-SC

Oficina de Pêssanka em Aquiles Stenghel - Porto União-SC
Oficina de Pêssanka em Aquiles Stenghel – Porto União-SC

A comunidade ucraniana Aquiles Stenghel, localizada na área rural do município de Porto União-SC recebeu a segunda oficina de pêssankas para iniciantes do projeto “Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Porto União-SC” no dia 13/09/15.

Em uma fria manhã de domingo, com direito à geada nos campos, os participantes se agruparam próximos ao fogão à lenha da cozinha do salão de festas, na Igreja São Valdomiro para aprender a técnica milenar da arte da pêssanka.

“Foi uma manhã muito proveitosa, todos os participantes cumpriram os objetivos e pode100_3098rão dar sequencia a arte, participando do Núcleo de Artesãos, ou mesmo isoladamente em suas residências” – relata o coordenador do projeto, Vilson José Kotviski.

100_3132
Igreja Ucraniana São Valdomiro – Aquiles Stenghel

Com esta oficina foi concluída a etapa de oportunidade para novos artesãos, a partir de agora, o projeto entra na fase de aprimoramento das pessoas que já tiveram contato com a arte a fim de integrarem o núcleo de artesãos.

O Projeto Núcleo de Artesãos de Pêssanka de Porto União-SC é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014.