Projeto Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Porto União-SC: Primeira Oficina para Iniciantes Realizada

Projeto Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Porto União-SC: Primeira Oficina para Iniciantes Realizada – coordenação Vilson José Kotviski

sete2015 264A primeira oficina de pêssankas para iniciantes do “Projeto Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Porto União-SC” foi realizada no feriado de 7 de setembro de 2015, no Centro de Eventos São Basílio Magno.

Contando a coordenação de Vilson José Kotviski, a oficina contou com vinte e um participantes, que durante a tarde de segunda feira tiveram contato com a arte da pêssanka, aprendendo a técnica básica desta arte milenar ucraniana.

Para Kotviski (36), coordenador do projeto, a oficina cumpriu seu objetivo que era oportunizar o contato com a arte das pêssankas, visando uma continuidade na formação do Núcleo: “Cada participante concluiu sua pêssanka, aprendeu a técnica, e foi instruído sobre o contexto histórico-cultural da arte.”  A participante Déborah Sedor relatou: “esta é minha primeira pêssanka, estou muito feliz!”.

sete2015 272A próxima oficina para iniciantes será no próximo domingo, dia 13 de setembro de 2015 na comunidade de Aquiles Stenguel, interior do município de Porto União-SC.

O Projeto Núcleo de Artesãos de Pêssanka de Porto União-SC é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014.