Projeto Núcleo de Artesãos de Pêssanka começa na próxima segunda – 07/09/15

O projeto “Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Porto União-SC” tem seu início marcado para a próxima segunda dia 07/09/15, com a primeira oficina para inciantes na arte da pêssanka.

A oficina será realizada no Centro de Eventos São Basílio Magno, e já tem todas as vagas preenchidas. Segundo o idealizador do projeto Vilson José Kotviski, serão duas oficinas  para iniciantes, uma na cidade e outra no interior do município: “As oficinas tem o objetivo de despertar novos talentos e também dar oportunidade para o público da cidade e do interior terem contato com a arte. As pessoas que se destacarem e tiverem interesse serão convidadas a integrarem o núcleo de artesãos.”

Na segunda fase do projeto, participam pessoas já experientes na arte da pêssanka: “Após esta etapa para iniciantes, vamos aprimorar as técnicas de quem já faz pêssankas, visando atingir um padrão de excelência com os artesãos, será um período de aprendizado e troca de idéias muito interessante e inédito na comunidade ucraniana” – Kotviski.

A proposta visa formar um núcleo de cerca de 30 artesãos de pêssankas, tornando Porto União e região uma das grandes referências da pêssanka no Brasil. O projeto tem o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014.

Nota: Pêssanka é o nome da arte ucraniana de decorar ovos com diversos símbolos e cores, trazida ao Brasil pelos imigrantes.

cartaz OFICINA 2015 internet