Sétima Oficina de Pêssanka: Colônia Barreiros – União da Vitória-PR

Mais uma etapa do projeto Pêssanka – ovos escritos expressão da cultura ucraniana no Brasil foi concluída no último fim de semana (14 e 15/07/12), com a realização da oficina na Colônia Barreiros, município de União da Vitória-PR.

Participaram integrantes da comunidade local e também da comunidade de Legru (Porto União-SC) pela proximidade de distância, e foi grande a satisfação em poderem desenvolver uma das artes mais referenciais da cultura ucraniana. Atendendo à sugestão do coordenador do projeto Vilson José Kotviski, as participantes irão se reunir uma vez por mês na comunidade para continuarem a feitura de pêssankas, o que é muito importante para a preservação da cultura nesta comunidade, que é uma das mais antigas colônias ucranianas no Brasil.

A Igreja de São Pedro e São Paulo na Colônia Barreiros foi construída em 1908 e tombada como Patrimônio Municipal de União da Vitória em 2003, pelo Decreto n° 111/2003. Desde seu tombamento a comunidade aguarda recursos para sua restauração, mas até hoje nada foi feito e a cada dia é mais precária a situação da igreja.

Vilson José Kotviski – vilson@pessanka.com.br