Oficina de Pêssanka em Antonio Olinto-PR.

Por: Vilson José Kotviski (vilson@pessanka.com.br)

Projeto Pêssanka – Ovos Escritos: Oficina em Antonio Olinto

Turma de Pêssanka em Antonio Olinto, com o coordenador Vilson José Kotviski e o palestrante Daniel Sliwinski

A equipe do Folclore Ucraniano Kalena, responsável pelo projeto “Pêssanka – ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil”, realizou as atividades de oficina e palestra na Comunidade Ucraniana de Antonio Olinto, no último fim de semana.

Participaram da oficina doze jovens, que puderam realizar belas pêssankas e concluíram a oficina com pleno êxito, sendo incentivados à darem continuidade aos trabalhos com a arte da pêssanka. Todos os participantes mostraram muito interesse na arte da pêssanka, inclusive a jovem Teodora Diadio de Paula afirmando a seu interesse em dar continuidade disse: ”amo a minha cultura, e gostaria de mostrar isso a outras pessoas”.

Em todas as oficinas, cada aluno está deixando uma das pêssankas feitas na oficina, para o futuro museu ucraniano que está sendo planejado nas dependências do Centro de Eventos São Basílio Magno em União da Vitória. A próxima etapa de oficinas acontece na Igreja Ucraniana Ortodoxa Divino Espírito Santo, na Colônia Jangada – Porto União-SC.