Marco 5 Recebe Oficina de Pêssanka

Marco 5 Recebe Oficina de Pêssanka

A nona oficina do projeto “Pêssanka – ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil” aconteceu no último fim de semana na comunidade ucraniana da Colônia Marco 5, município de General Carneiro-PR.

Este um dos núcleos mais antigos da imigração ucraniana no Brasil, e possui uma igreja encantadora pelas linhas originais e marcantes da arquitetura típica dos imigrantes, merecendo inclusive mais atenção pelos órgãos públicos para sua preservação.

Contanto com uma comunidade participativa, a oficina de pêssanka foi um sucesso, sendo cumprida mais uma etapa do projeto, ficando agora a comunidade encarregada em se organizar para outros encontros entre os participantes, a fim de dar continuidade à arte da pêssanka em grupo, seguindo o exemplo de outras comunidades.

Vale destacar que isso vem já acontecendo, como é o caso da comunidade de Barreiros, que realizou durante uma festividade tradicional, uma exposição de pêssankas feitas depois da oficina, o que mostra o interesse e a continuidade espontânea desta arte na comunidade.