Palestra Sobre Turismo Cultural – Aquiles Stenghel, Porto União-SC – Projeto Pêssanka: ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil

Igreja de São Valdomiro, Aquiles Stenghel – Porto União-SC

Encerrando as atividades do projeto na Comunidade Ucraíno-Católica São Valdomiro, em Aquiles Stenghel, Daniel Sliwinski ministrou a palestra sobre turismo cultural visando despertar o interesse dos participantes para o aproveitamento consciente de seus valores, e também da arte da pêssanka resgatada na oficina de pêssanka.

Atentamente os participantes acompanharam as instruções, voltadas a necessidade de formação de artesãos de pêssanka, pelo grande potencial de consumo de artesanato típico por parte de visitantes em toda a região, e também foram muito participativos, citando exemplos e ideias, como o caso da Sra. Ana Maria Lessenko Kalichak que vislumbrou a possibilidade de terem pêssankas nas feiras de produtores coloniais, que ela mesmo participa. Também foi colocada a sugestão de criação de eventos voltados a grupos de turistas, como já vem sendo feito pelo Clube Ucraniano de União da Vitória, podendo inclusive existir uma integração entre esses roteiros.

Palestra sobre turismo cultural na comunidade de Aquiles Stenghel, Porto União-SC

As ideias de geração de renda foram muito oportunas para a comunidade, sendo visível o interesse das pessoas em se integrarem mais às questões culturais ucranianas, aproveitando esse potencial tanto para a preservação da cultura quanto para o desenvolvimento econômico da comunidade.