Palestra Sobre Turismo Cultural em General Carneiro – Projeto Pêssanka – ovos escritos

Também no dia 20/05/12, foi ministrada em General Carneiro a palestra sobre desenvolvimento do turismo cultural com Daniel Sliwinski.

Aproveitando a presença de participantes da oficina e membros da comunidade, Sliwinski explorou os B aspectos positivos da realização da oficina de pêssanka, e o incentivo à formação de novos artesãos locais. Inclusive a Igreja de São Miguel Arcanjo, recentemente construída e com arquitetura com fortes características ucranianas é um atrativo turístico do município, localizada ao lado da Rodovia BR 153, local de grande tráfego de veículos.

A comunidade ucraniana local promove anualmente a Festa do Carneiro Desossado e Recheado, sendo sugerido um maior destaque para a cultura ucraniana neste evento, aproveitando inclusive as pêssankas. A presidente da comunidade Sra. Izaura Gaiovis relatou que na festa realizada no começo deste ano não havia sido colocado nada neste sentido, mas que no ano anterior (2011) haviam feito uma exposição especial sobre a cultura ucraniana, e que isto pode ser feito novamente na próxima festa, aproveitando inclusive para expor os trabalhos dos artesãos participantes da oficina.