3º Oficina de Pêssanka – General Carneiro-PR. Projeto Pêssanka – ovos escritos expressão da cultura ucraniana no Brasil

Oficina de pêssanka em General Carneiro-PR.
Foto: João Marcos Hunhevicz

Nos dias 19 e 20 de maio foi realizada a 3ª etapa do ciclo de oficinas programadas no projeto Pêssanka – ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil, desta vez na Comunidade Ucraniana da Igreja São Miguel Arcanjo, em General Carneiro-PR.

A oficina, contou com a presença de 14 participantes, e o coordenador Vilson José Kotviski relata: “foi visível a evolução dos participantes, que no decorrer da oficina foram melhorando muito os trabalhos, e ficando cada vez mais felizes com os resultados”.  A participante Rosangela Pereira Maciel Monteiro (cuja sogra é descendente de ucranianos) afirma: “eu já gostava e admirava a cultura ucraniana e através desta oficina conheci mais de perto a arte e história da pêssanka e fiquei maravilhada em descobrir que sou capaz de fazer essa arte tão delicada e perfeita”.

Alguns dos participantes já tinham algumas noções, e puderam aprimorar ainda mais as técnicas. A continuidade das atividades está a cargo da Sra. Marta Sloboda Zamulhak, que também integra a coordenação do grupo folclórico local, e convocou os colegas para darem continuidade, se reunindo em fins de semana para a feitura de pêssanka na comunidade.