VIII CONGRESSO DA REPRESENTAÇÃO CENTRAL UCRANIANO BRASILEIRA

Realizou-se nos dias 26 e 27 de Novembro, em Curitiba, o VIII Congresso da Representação Central Ucraniano Brasileira – RCUB, na Universidade Tuiuti do Paraná. O Congresso teve a Presença do Embaixador da Ucrânia no Brasil Sr. Ihor Hrushko e do Presidente do Congresso Mundial dos Ucranianos Sr. Eugene Czolij.

Os trabalhos foram abertos pelo Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Dr. Vitório Sorotiuk e realizaram manifestações o Sr. Embaixador da Ucrânia, o Presidente do Congresso Mundial dos Ucranianos, o Bispo Eparca dos Ucranianos Católicos Dom Wolodomyr Koubetch, o Prefeito Jose Baka Filho e a Sra. Natalia Santos representando o Deputado Federal Angelo Vanhoni. Enviaram mensagens saudando o congresso o Governador Beto Richa e a escritoria Wira Selanski Wowk. Participou do Congresso uma delegação da Sociedade Prosvita de Buenos Aires com a presença do Sr. Jorge e Roman Danylyszen. Participaram do encontro a Consul da Ucrânia Sra. Larysa Myronenko e o Consul Honorário da Ucrânia em Paranaguá Sr. Mariano Czaikowski.

Na entrada do auditório uma exposição de quadros decorativos típicos ucranianos no estilo de Petrekivka, desenhados por crianças ucranianas, e trazidos pela Embaixatriz da Ucrânia Svitlana Hrushko, davam a presença da Ucrânia no congresso, além dos representantes diplomáticos.

Na parte da manhã foi lançado o livro OS UCRANIANOS NO BRASIL com uma palestra da Dra. MARINA HRYMYCH – Doutora em Ciências Históricas – Pesquisadora Senior do Instituto Nacional de Ciências e Pesquisas de Estudos Ucranianos – Kyiv. A sessão foi presidida pela historiadora Oksana Borushenko e participou dos trabalhos a Sra. Mariléia Gartner Coordenadora do Centro de Estudos Eslavos da Universidade do Centro do Paraná – UNICENTRO. O livro foi elaborado por uma série de pesquisadores do Brasil, Canadá e Ucrânia e editada em Kyiv – Capital da Ucrânia nas línguas inglesa, ucraniana e portuguesa e contém trabalhos científicos de ordem histórica e etnologia.

O Congresso deliberou que todas as atividades do ano de 2012 da Representação Central serão em homenagem á grande poetisa paranaense Helena Kolody que completa cem anos de nascimento em data de 12 de outubro. Foi formada a Comissão para os trabalhos do centenário de Helena Kolody: Coordenação Mariano Czaikowski, e os seguintes integrantes em ordem alfabética: Eugênia Osatchuk, Janine Andreiv Rodrigues, Mariléia Gartner Vilson Kotviski. Com relação aos Estudos na Ucrânia a Associação Juventude Ucraniano Brasileira – AJUB informou que pretende constituir comissão permanente com esse objetivo e uma oportunidade será o próximo congresso da juventude que realizar-se-á dias 5 e 6 de fevereiro do próximo ano em Prudentópolis. Ficou deliberado a realização do Encontro Nacional das Mulheres Ucranianas do Brasil em data de 10 de março de 2012 e eleita a Comissão constituída por Deolmira Retcheski Dallazen, Eliana Herreros Sorotiuk, Janine Andreiv Rodrigues e Mauriza de Jesus Leger Gruba.Deliberou-se constituir o Forum Permanente do Ensino da Língua Ucraniana no Brasil Formado a Comissão do Idioma Ucraniano com os seguintes membros: Maria Alcione Boiko; Professora Eugênia Osatchuk; Olga Kalko e o Sr. Wolodymyr Galat. Esta comissão deverá com o apoio da RCUB organizar o primeiro encontro em fevereiro de 2012 .

Ficou estabelecido o caminho estratégico de nos próximos anos incentivar o ensino da língua ucraniana, a participação em agosto de 2013 na Ucrânia no IV Congresso Mundial a ser realizado em Lviv pelo Instituto Internacional da Politécnica de Lviv. Em 2014 comemoraremos o bicentenário de nascimento de Taras Chevtchenko, desde estamos preparando o projeto para a nova estátua do poeta em em União da Vitória e a instalação de bustos em todas as principais cidades do Brasil onde exista forte presença da comunidade.

Durante o Congresso o Embaixador da Ucrânia Sr. Ihor Hrushko fez entrega de uma dezenas de novas Carteira de Ucraniano do Exterior, destacando-se aquela recebida pelo médico Dr. Lauro Bogdanar Kuczesnki. Foram entregues dicionários de ucraniano de 250 mil palavras trazidas pelo Presidente da Ucrânia recentemente aos Jornais Xliborob e Pracia, o Museu do Milênio, ao Centro de Estudos Eslavos da UNICENTRO e ao Centro de Estudos de Língua Estrangeira da UFPR, entre outros.A comunidade ucraniana do município de Rio Azul recebeu 7 banduras para constituir o terceiro grupo de banduristas no Brasil.

No último dia do Congresso foi realizado um culto – Panakeda – em memória às vitimas do Holodomor – grande fome provocada pelo regime despótico de Stalin. No encerramento do Congresso, o Sr. Eugene Czolij – Presidente do Congresso Mundial dos Ucranianos manifestou que mais uma vez o Brasil lhe reserva surpresas, pois se surpreendeu pela capacidade de organização e pelo conteúdo do congresso. Disse que o Brasil é um país onde os ucranianos estão demonstrando unidade e capacidade de gerar inovações na expressão da cultura ucraniana.
Fonte: www.rcub.com.br – Representação Central Ucraniano Brasileira