XVIII Festival de Danças Ucranianas – Cascavel-PR

Parabéns ao Grupo Sonhachnek pela excelente organização do festival. Percebeu-se uma ótima condução do evento e atenção para todos os detalhes.

As guias que acompanharam o Kalena e Zoriá foram extremamente atenciosas e simpáticas com o pessoal. As orientações ao grupo foram perfeitas e todas as solicitações atendidas.

O baile foi muito animado e não esqueceram as nossas kolomeikas!! As refeições e acomodações também estavam ótimas! Foi um grandioso evento!!

Reconhecemos todo o esforço para dar boas condições para os participantes! Parabéns a toda a comunidade ucraniana de Cascavel!

Para os próximos festivais:

Pensando no crescimento do evento, deixo como sugestão para a AJUB, entidade que coordena a realização dos festivais, a realização de um processo de avaliação dos grupos.

Não seria um processo de classificação de grupos melhores ou piores, mas sim uma forma de sugestão aos coordenadores de cada grupo, direcionada para efetuar melhorias a cada ano.

A idéia primordial é valorizar as apresentações, as pesquisas de trajes, músicas, danças, evolução de cada grupo, e aparar arestas para que a cada ano tenhamos mais cuidado com o que estamos levando para o maior evento cultural da comunidade ucraniana no Brasil.

Cada grupo ao fim do festival, levaria suas avaliações para casa, sem que os demais tenham acesso. Creio que cada coordenador teria mais embasamento e cuidado para o próximo ano, evitando por exemplo: desmerecer a exclusividade do hopak ao grupo que está sediando, trajes descaracterizados, acrobacias indevidas, passos errados, inadequados ou inconvenientes, falta de preparo, entre outros… Entendo que cada grupo tenha uma realidade diferente, porém não podemos fechar os olhos aos erros apresentados

Por outro lado teríamos também o devido reconhecimento a grupos que tiveram apresentações primorosas, com inovação, pesquisa e coerência da proposta da dança apresentada. Creio que é isso que TODOS querem.

Todos somos amigos e prevalece sempre a diplomacia e política de boa vizinhança, mas isso não está trazendo melhorias para o evento. Tenho certeza que esta avaliação será um motivador a mais para o festival!

Vamos pensar sobre isso, e AGIR!!

Vilson José Kotviski

Ensaiador – Folclore Ucraniano Kalena

União da Vitória-PR