Kalena recebe visitantes de Blumenau-SC

visita a Matriz São Basílio Magno

A Comunidade Ucraniana recebeu no último fim de semana (24/09/11)  um grupo de visitantes vindos de Blumenau-SC. Em 2008 o Kalena esteve naquela cidade e despertou o interesse de uma agência para viabilizar a vinda de turistas para conhecer o grupo.

Os visitantes puderam conhecer um pouco da cultura ucraniana, através de um programa que incluiu a visita com guia à Matriz de São Basílio Magno; recepção no Clube Ucraniano; Apresentações folclóricas do Grupo Zoriá, Grupo Kalena (infantil e adulto) e Musical Trembita; jantar típico preparado pelas senhoras do Zoriá; e a exposição de artesanato, com pêssankas e bordados e de CDs de música ucraniana.

Nos momentos finais da visita, os visitantes puderam conferir a demonstração da arte da pêssanka com Vilson José Kotviski.

Muito interessados pelo que estavam vendo, os turistas foram muito questionadores e saíram muito contentes com a visita: “foi a melhor parte do nosso passeio” afirmou uma das senhoras. O roteiro deste grupo incluiu várias cidades dos Campos Gerais, sendo o ultimo dia em nossas cidades de União da Vitória e Porto União.

Esta é uma iniciativa inovadora, que inicia um ciclo de aproveitamento do potencial cultural da comunidade ucraniana, que passa a se tornar cada vez mais preparada para recepcionar grupos de turistas que visitam nossas cidades. Para o dia 08 de outubro, mais um grupo de turistas será recepcionado na comunidade ucraniana.

Vilson José Kotviski

Porto União-SC / União da Vitória-PR