União da Vitória-PR: comunidade ucraniana festeja 20º Aniversário da Independência da Ucrânia

Ucranianos do mundo inteiro comemoram no dia 24 de Agosto de 2011, o 20º Aniversário da Independência e para a Comunidade no Brasil, este ano também marca os 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes.

Em União da Vitória-PR e Porto União-SC, a Associação dos Amigos da Praça da Ucrânia realizou no último domingo (21/08) a tradicional Sessão Cívica, com o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Ucrânia, e execução dos respectivos hinos nacionais pelo Conjunto Musical Ucraniano Trembita. O grupo abrilhantou o evento com diversas músicas tradicionais ucranianas.

Estiveram presentes o Prefeito de Porto União Sr. Renato Stasiak; o comandante da Polícia Militar de Porto União Major Miguel Chokailo Neto; o representante da PM de União da Vitória Capitão Juvêncio Antoczyzyn; o representante do prefeito de União da Vitória, Sr. Celso Pinto Cordeiro; diversas lideranças ucranianas, como Marcelo Tymus (Clube Ucraniano / Grupo Kalena), Lea Hunhevicz (CAP PSBM), Pe. Josafá Firman (Pároco PSBM), Ir. Mira (CSMI) e membros da comunidade.

Na solenidade, foi lida a carta do Presidente da Ucrânia Sr. Victor Yanukovich, saudando a passagem do Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil, e também a passagem dos 120 anos de imigração ucraniana. Além de falar de atualidades da comunidade, homenagem com flores aos imigrantes, descendentes e povo ucraniano, foi recitada uma poesia de Tarás Schevtchenko afirmando o sonho de nossa comunidade em instalar na Praça da Ucrânia uma estátua deste poeta e herói da Ucrânia, seguindo o exemplo da maioria das cidades ucranianas.

Ao encerramento, tivemos a saudação do Sr. Celso Pinto Cordeiro ( representando o Prefeito de União da Vitória Carlos Alberto Jung), e o sempre agradável discurso o Prefeito de Porto União Sr. Renato Stasiak, que se faz presente a muitos anos nestas comemorações na Praça da Ucrânia.  Foi um evento muito agradável que enaltece a alegria de nossa comunidade em poder comemorar a independência da pátria de nossos antepassados.

Vilson José Kotviski – Coordenador Associação dos Amigos da Praça da Ucrânia – União da Vitória, Paraná.

Eugenio Covalchuk, idealizador e fundador da Praça da Ucrânia, Ir. Mira SMI e Prefeito Renato

Conjunto Musical Ucraniano Trembita
Prefeito de Porto União-SC, Renato Stasiak