Mallet-PR: Homenagem aos 120 Anos da Imigração Ucraniana

HOMENAGEM AOS 120 ANOS DE IMIGRAÇÃO UCRANIANA

Andreiv G. Choma

O Grupo Folclórico Ucraniano Spomen realizará, em homenagem aos 120 anos da Imigração Ucraniana no Brasil, bem como ao 18° Aniversário do Grupo, a “III Semana da Ucrânia” na cidade de Mallet, entre os dias 09 e 17 de julho de 2011.

As primeiras edições do evento aconteceram nos anos de 98 e 99, e neste ano o grupo retoma a idéia de uma semana toda dedicada à cultura e ao folclore ucraniano.

A Programação oficial será divulgada no início de Maio e deverá contar com: Jantar Dançante com estréia do espetáculo “Amor Imigrante”; Solene e Divina Liturgia com “Parastás” em memória dos imigrantes ucranianos; Exposição histórica alusiva aos 120 anos da Imigração Ucraniana; Palestras e exibição de filmes relativos à cultura, folclore e história dos ucranianos no Brasil; IX Ivana Kupala Festyvalh – A Tradicional festa Ucraniana de São João, patrono do amor e da fertilidade; I Encontro de Grupo Folclóricos.

Além desta programação, o Spomen está negociando, com a Secretaria de Estado da Cultura a vinda da Exposição das obras de Miguel Bakun, renomado artista paranaense, nascido em Mallet, filho de imigrantes ucranianos.

O evento deverá receber diversas autoridades, incluindo uma comitiva do Município de Zolochiv, de onde vieram as primeiras famílias ucranianas para Mallet. Tal comitiva deverá assinar o acordo que transformará Mallet e Zolochiv em cidades-irmãs.

120 anos da Imigração Ucraniana no Brasil.

Em 1891, partiram da cidade de Zolochiv, na Ucrânia Ocidental, as 10 primeiras famílias ucranianas com destino ao Brasil. Ao chegarem em terras brasileiras, estabeleceram-se no atual Município de Mallet. Em nossa cidade construíram a primeira Igreja (Colônia 5); depois a Igreja da Serra do Tigre (1903); fundaram as primeiras associações e deram vida à primeira Paróquia de Rito Ucraniano do Brasil. Nosso Município abriga hoje, uma das maiores e mais ativas comunidades ucranianas do Brasil, com duas paróquias de rito ucraniano, que desenvolvem atividades diversas como: grupo de jovens, catequese, grupo de crianças e apostolado da oração; um grupo folclórico, fundado em 1993 e diversas outras atividades, como aulas de ucraniano, produção de artesanato típico e realização de festas folclóricas.

Fonte: http://www.malletcidade.com.br/noticiaexpor.php?noticia=3270