1º Festival da Música Ucraniana no Brasil

 Conforme já anunciado através do calendário oficial da Representação Central Ucraniano-Brasileira, estaremos realizando em União da Vitória-PR e Porto União-SC, o 1º Festival da Música Ucraniana no Brasil, evento que integra as festividades alusivas aos 120 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil.

A data programada é 14 de maio de 2011, e o evento é aberto para todos os gêneros de música ucraniana, executada por grupos musicais, grupos de banduristas, instrumentistas ou cantores, pois o objetivo é o incentivo à continuidade e desenvolvimento da música ucraniana no Brasil.

A organização do evento é baseada nos seguintes princípios:

– Valorizar a música ucraniana em todas as suas modalidades estilos, ritmos e influências;
– Reafirmar, através da música, a importância do trabalho desenvolvido pelos artistas da comunidade ucraniana;
– Promover e intensificar o turismo de eventos culturais e projetar a Comunidade Ucraniana no cenário cultural paranaense, catarinense e brasileiro;
– Criar espaço para a manifestação da expressão da arte, desenvolvimento de novos talentos, oferecendo um espetáculo cultural qualificado e acessível ao público;
– Incentivar os participantes, para o desenvolvimento do trabalho musical da comunidade ucraniana, despertando o interesse pelas tradições culturais manifestadas pela música.

Esperamos que este festival tenha o mesmo êxito do Festival Nacional de Danças, lançado em nossas cidades em 1994, que hoje vai para sua 18º edição ininterrupta, sendo hoje a principal manifestação cultural da Comunidade Ucraniano-Brasileira e grande impulsionador para o surgimento de novos grupos.

E para isso desde já contamos com o empenho de nossos artistas para participarem deste evento, acreditando nesta idéia que visa valorizar as pessoas que trabalham pela cultura ucraniana manifestada pela música.

Em breve estaremos oficializando os convites aos nossos artistas da música ucraniana e contamos também com o apoio de toda a comunidade, informando e incentivando nossos artistas da música para fazerem parte deste novo marco da cultura ucraniana no Brasil!

Vilson José Kotviski

Equipe de Organização

União da Vitória-PR / Porto União-SC