AJUB – Associação da Juventude Ucraíno-Brasileira

Criada durante do IX Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira realizado em Pitanga-PR em 1982 e oficializada durante a realização do X Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira, em fevereiro de 1893, a AJUB – Associação da Juventude Ucraíno-Brasileira congrega jovens de descendência ucraniana e simpatizantes de todo o Brasil, não possuindo vínculo com determinada cidade, igreja, clube ou grupo de jovens.
Como entidade criada dentro do Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira, desde então participa dos eventos e presta auxílio as comissões organizadoras.
Mostrando sua preocupação com a manutenção da cultura ucraniana, há 17 anos a administração da AJUB que se encontrava na cidade de União da Vitória-PR, idealizou e realizou o 1º Festival Nacional de Hopak, com o objetivo de integrar todos os grupos folclóricos ucranianos do Brasil. Tomando maiores proporções, transformou-se no Festival Nacional de Danças Ucranianas. Espetáculo em que é demostrada a vasta e rica cultura das diversas regiões da Ucrânia.
No ano de 2010 e 2011 a Associação da Juventude Ucraíno-Brasileira tem a felicidade de ter seus principais eventos como parte do calendário oficial das comemorações dos 120 anos da Imigração Ucraniana no Brasil, sendo eles o 17º Festival Nacional de Danças Ucranianas em Curitiba como abertura das comemorações junto à celebração dos 80 anos de fundação do Folclore Ucraniano Barvinok, o 38º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira na cidade de Cruz Machado e o 18º Festival Nacional de Danças Ucranianas na cidade de Cascavel como encerramento das comemorações junto à celebração dos 25 anos de fundação do Folclore Ucraniano Sonhachnek.

Felipe Melnyk Oresten
Presidente da AJUB
Curitiba – Novembro de 2010

(Retirado do programa do XVII Festival Nacional de Danças Ucranianas)