Três Barras-SC: Oitava Oficina do Projeto Pêssanka, Artesanato Ucraniano, Brasileiro, Catarinense. Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

turma de pêssanka em Três Barras

A cidade de Três Barras no Planalto Norte de Santa Catarina recebeu a oitava oficina do Projeto “Pêssanka – Artesanato Ucraniano, Brasileiro, Catarinense”.

Recentemente, foi inaugurado o novo templo, que se destaca com suas cúpulas bizantinas, estilo marcante das igrejas ucranianas. Porém o início da comunidade em Três Barras se deu na década de 60, e desde então essa foi a primeira vez que foi realizada uma oficina de pêssanka. Em cada oficina sempre encontramos conhecimentos intrínsecos da cultura ucraniana, e em Três Barras, destacamos o relato da Sra. Josefa Olinek (69): “quando éramos jovens fazíamos as halunkas¹ para a Páscoa, desenhávamos ovos com florzinhas, raminhos usando cera de abelha e depois cozinhávamos com a tchornobreutch², com erva-mate ou cebola, para dar cor”. Isso demonstra a bagagem cultural que os imigrantes trouxeram continuou se manifestando no Brasil, buscando adaptação às condições existentes. A oficina foi viabilizada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, contando com a coordenação de Oksana Sliwinski Kotviski e Vilson José Kotviski.

1- Hakunka: nome também usado para pêssankas em algumas regiões da Ucrânia.

2- Tchornobreutch: flor da planta Tagetes Erecta, conhecidacomo “cravo de defunto”.

Vilson José Kotviski – vilson@pessanka.com.br

2 pensamentos em “Três Barras-SC: Oitava Oficina do Projeto Pêssanka, Artesanato Ucraniano, Brasileiro, Catarinense. Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura”

  1. tres barras e uma cidade impar e por esse motivo e que sua historia nao pode ser esquecida…parabens …………………

Os comentários estão desativados.