Oficina de pêssanka na Comunidade Ucraniana do Pintadinho (Porto União-SC) – Vilson José Kotviski

Oficina de Pêssanka no Pintadinho

Foi realizada nos dias 22 e 23/05, a sétima etapa do projeto “Pêssanka – Artesanato Ucraniano, Brasileiro, Catarinense”, na localidade do Pintadinho, interior de Porto União-SC.

Foi a primeira vez que a comunidade recebeu uma oficina voltada à preservação da cultura ucraniana, e os participantes demonstraram muito interesse pela técnica da arte da pêssanka. Inclusive, ouvimos interessantes relatos como da Sra Nadia Terezinha Demeda e Sra. Ana Maria Lessenko Kalichak, sobre os métodos que seus pais utilizavam para confeccionar pêssankas, usando pigmentos naturais e ferramentas adaptadas por eles mesmos, o que demonstra que a oficina não veio ensinar algo novo, mas sim resgatar um conhecimento que estava um pouco esquecido na comunidade.

Turma de pêssanka - Comunidade Ucraniana da Colônia Pintadinho - Porto União-SC

Esperamos que este incentivo fornecido através do projeto faça ressurgir com muita força a valorização das tradições ucranianas, especialmente da arte da pêssanka! A oficina foi viabilizada através do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura – Governo do Estado de Santa Catarina.

Vilson José Kotviski – vilson@pessanka.com.br

www.pessanka.com.br

1 pensamento em “Oficina de pêssanka na Comunidade Ucraniana do Pintadinho (Porto União-SC) – Vilson José Kotviski”

  1. Adorei fazer o curso! Aprender as técnicas foi muito interessante e ver o resultado final, então, foi muito bacana! Vocês, Vilson e Oksana, estão de parabéns em fazer com que a tradição ucraniana não caia no esquecimento…um abraço, e aguardo novos cursos!!!!!

Os comentários estão desativados.