Oficinas de Pêssanka em Porto União-SC – Arte e cultura ucraniana

pêssanka - arte e cultura ucraniana

A comunidade ucraniana de Porto União-SC recebe duas oficinas do projeto “Pêssanka – Artesanato Ucraniano, Brasileiro, Catarinense”, que serão realizadas na Comunidade do Pintadinho, dias 22 e 23 de maio e no Centro de Eventos São Basílio Magno, dias 02 e 03 de junho. A proposta é uma das vencedoras do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (Fundação Catarinense de Cultura), e está promovendo dez oficinas gratuitas em comunidades ucranianas na região do Planalto Norte, contando com a coordenação de Vilson José Kotviski (31) um dos expoentes da arte no Brasil.

A pêssanka é uma arte em ovos e tem origem à mais de 3000 a.C, sendo um dos símbolos mais importantes da cultura ucraniana, e seus desenhos trazem belas mensagens como paz, harmonia, amor, saúde e amizade, e foi trazida à Santa Catarina através dos imigrantes que se fixaram principalmente no Planalto Norte. “A arte da pêssanka expressa a essência do espírito do povo ucraniano, sendo uma forma de ligação entre presente e passado, manifestando por meio dos desenhos o íntimo do ser humano, com seus anseios, realidades, conceitos e esperanças”, conta Kotviski.

A iniciativa contribuirá para a preservação desta singela arte, rica em simbolismos e beleza, e que também integra a diversidade cultural de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Inscrições: 3553 2975 / 8401 2989 (Vilson).

Vilson José Kotviski – vilson@pessanka.com.br