Pêssanka – símbolo da cultura ucraniana

As pêssankas são um dos símbolos da Páscoa para os ucranianos. Trazem, porém, impressos na frágil e tênue casca de ovo, a história de uma civilização milenar cujas raízes vão a aurora dos tempos.

Frágeis e delicadas na aparência, as pêssankas, através do tempo nos contam a história de um povo trabalhador, culto, criativo e sobretudo grande sonhador que procura transferir para a superfície branca do ovo, uma riquíssima e peculiar simbologia. Traços decididos, formas ondulantes e cores da primavera nas pradarias e estepes, constituem a mais pura expressão de sentimentos e desejos de paz infinita, eternidade, saúde, fortuna e crença na superioridade divina.

O imigrante ucraniano conseguiu preservar essa arte através do ensinamento de mãe para filho. Além disso, pesquisando, descobriu novos pigmentos, incorporando os matizes da natureza da nova terra.

Cultuando e difundindo já por mais de um século essa tradição, os ucranianos e seus descendentes trazem o que já de mais orgânico e profundo dessa arte popular ucraniana, a pêssanka.

Fonte: exposição Páscoa – Centenário da Imigração Ucraniana no Brasil – 1991.

Pêssankas - Vilson José Kotviski

Contato blog: pessanka@pessanka.com.br  – Vilson José Kotviski

www.pessanka.com.br

1 pensamento em “Pêssanka – símbolo da cultura ucraniana”

Os comentários estão desativados.