Curso de Pêssanka em Colônia Craveiro, Santa Terezinha-SC – coordenação Vilson José Kotviski

Curso de Pêssanka em Colônia Craveiro

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

 

pessanka de Vilson José Kotviski

A quarta oficina do projeto “Pêssanka – Artesanato Ucraniano, Brasileiro, Catarinense” será realizada no próximo fim de semana na Colônia Craveiro, município de Santa Terezinha-SC.

A pêssanka tem origem à mais de 3000 a.C, sendo um dos símbolos mais importantes da cultura ucraniana, e seus desenhos  trazem belas mensagens como paz, harmonia, amor, saúde e amizade. A arte foi trazida à Santa Catarina através dos imigrantes que se fixaram principalmente no Planalto Norte, onde existem várias comunidades organizadas.

E é justamente em nestas comunidades que o projeto está sendo desenvolvido, como forma de contribuir para a preservação dos valores culturais que a imigração trouxe ao estado.

 A proposta é uma das vencedoras do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (Fundação Catarinense de Cultura), e promoverá dez oficinas gratuitas em comunidades ucranianas de Santa Catarina, contando com a coordenação de Vilson José Kotviski (31) um dos expoentes da arte no Brasil.

Vilson José Kotviski – vilson@pessanka.com.br     www.pessanka.com.br

2 pensamentos em “Curso de Pêssanka em Colônia Craveiro, Santa Terezinha-SC – coordenação Vilson José Kotviski”

  1. naci em tres barra em mil novecento e qurenta e dois, tenho muita vontade de ir conhecer minha terra natal. morei sinqueta anos no parana agora estou em cmboriu.

  2. Eu desde 15 anos sempre me enderecei por historia, mas
    de uns 10 anos pra, me direcionei para fatos, historias da Europa, tempo medieval, até que assistiu um filme muito imteressante, que inclusive tinha varios roubos, e um era OVO (PESSANKA), qual era muito valioso, mais importante que qualquer tesouro, que existive. Pois essa para o seu Ucraniano era maior riqueza valiosa.

    Desta época sempre me interesei pelos seus costumes e suas tradições, é costume que acabar por que é semples e com amor, que passa de geração em geração.

Os comentários estão desativados.