Oficina de Pêssanka em Caçador-SC (milenar arte ucraniana em ovos)

Oficina de Pêssanka em Caçador-SC

A Comunidade Ucraniana de Caçador-SC recebeu neste fim de semana (13 e 14/03) uma das oficinas do projeto “Pêssanka – Artesanato Ucraniano, Brasileiro, Catarinense” (Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Fundação Catarinense de Cultura).

encerramento da oficina em Caçador-SC

As atividades foram desenvolvidas na sede do SESC – Caçador, e contou com a participação de pessoas de diversas origens étnicas. A turma superou as expectativas, absorvendo muito bem os conteúdos e desenvolvendo ótimos trabalhos .  Para Leoni Welicz (presidente da comunidade) a oficina foi muito importante para despertar o interesse pela etnia ucraniana de Caçador, que a pouco tempo não era muito conhecida pela sociedade local. Também agradeceu aos coordenadores Oksana e Vilson Kotviski pela escolha da cidade, mesmo se tratando de um ponto extremo e distante dos demais núcleos de descendentes de ucranianos no Brasil.

Leoni Welicz, Vilson José Kotviski e Gustavo Felix, durante a oficina

Os materiais e os conhecimentos fornecidos à comunidade através do projeto já serão aproveitados na próxima semana, durante as comemorações do aniversário do município, que terá um grande evento no Parque de Exposições de Caçador. Neste local existe uma bela Vila das Etnias, e na casa ucraniana será oferecida a oficina de pêssanka aos visitantes.

Coordenação das oficinas e do projeto: Vilson José Kotviski  (vilson@pessanka.com.br)

detalhe do processo
primeiros resultadosdemonstração da técnica