Visita ao Brasil do Ministro da Cultura da Ucrânia Sr. Vasyl Vovkun

O ministro de Cultura e Turismo da Ucrânia, Vasyl Vovkun, visitou Itaipu na manhã desta segunda-feira (14). Ele e sua comitiva foram recebidos pelo engenheiro paraguaio Pedro Chudyk Lylyk (AS.TD), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV). Descendente de ucranianos, Lylyk exercitou o idioma de seus ancestrais mostrando a binacional ao ministro e à delegação que o acompanhava. Entre eles, Yurij Savchuk, seu assessor, Larysa Myronenko, cônsul da Ucrânia no Paraná, e Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira.

O ministro veio ao Brasil em visita oficial, por recomendação do presidente ucraniano, Victor Yushchenko, que se encontrou

com o presidente Lula em Kiev, no começo de dezembro. Os dois líderes assinaram acordos nas áreas de economia, cultura e turismo.

Entre eles, um que prevê a eliminação de vistos para facilitar o intercâmbio entre os dois países e outro que estabelece voos diretos entre Rio de Janeiro e Kiev.

       
Durante duas semanas, a missão de Vovkun é conhecer melhor o Brasil, sobretudo os locais onde a herança da cultura ucraniana é mais forte.

Desde a semana passada o ministro cumpre intensa agenda no Paraná, que concentra a maior colônia da Ucrânia no País. Antes de chegar

a Foz do Iguaçu, ele passou por Curitiba, Prudentópolis e Maringá.

Fonte: Representação Central Ucraniano Brasileira www.rcub.com.br