Reforma da Igreja São Miguel Arcanjo na Serra do Tigre – Mallet-PR

Em abril de 2009 foi realizado um memorável evento na Serra do Tigre, com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira. Era o lançamento dos investimentos para o restauro deste importante símbolo da cultura ucraniana no Brasil

Foi feito um grande agito, pois realmente os recursos são consideráveis (mais de um milhão de reais), porém até agora não vi nada publicado sobre o que está sendo feito.

Pois estes dias passando por Mallet, resolvi subir até a igreja para ver como está, e encontrei somente tapumes ao redor da igreja, o que pode ser observado no detalhe da foto abaixo. Andei por volta, e um local próximo ao salão de festas tem uma passagem, mas mesmo assim não deu para ver nada. Imaginei que os trabalhos devem ser internos primeiro, e parece que é isso mesmo que está acontecendo. A única novidade por lá é a realização do Congresso da Juventude Ucraíno-Brasilera em fevereiro de 2010.

Vilson José Kotviski

vilson@pessanka.com.br

www.pessanka.com.br

Construída em 1903, sob orientação do Padre Nikon Rozdolskey, a Igreja de São Miguel Arcanjo, localizada na Colônia Serra do Tigre (Município de Mallet-PR), é um dos grandes orgulhos da Comunidade Ucraniana, sendo o marco mais antigo da presença dos ucranianos no Brasil.