Mestra das Culturas Populares Cecília Kotviski- Porto União-SC realiza ações culturais em Santa Catarina.

 

 

Colônia Pintadinho - Porto União-SC
Colônia Pintadinho – Porto União-SC

Uma das premiadas no “Prêmio Culturas Populares 2019 – Edição Teixeirinha” foi a dona de casa Cecília Kotviski,  com a iniciativa alusiva à preservação da culinária de origem ucraniana.

Neta de imigrantes ucranianos, aprendeu em casa receitas trazidas pelos antepassados, e vem ao longo do tempo preservando e desenvolvendo a culinária tradicional, também contribuindo com a transmissão de saberes em oficinas voltadas à feitura de pratos típicos: “Este prêmio é muito especial, eu estudei até a quarta série primária, numa escola isolada na Colônia Cerro Pelado, interior de Porto União-SC, quando fui para a escola, nem sabia falar em português, pois aprendi a falar somente em ucraniano em casa” comenta a Mestra Cecília.

E neste primeiro semestre de 2020, quatro oficinas culturais de culinária de tradição ucraniana foram realizadas, promovendo a transmissão de saberes tradicionais na comunidade. Inclusive a maioria das ações foram realizadas em áreas rurais, como Moema, interior de Itaiópolis-SC, Craveiro em Santa Terezinha-SC, e Pintadinho, em Porto União-SC, além de Papanduva-SC que também recebeu umas das oficinas programadas.

20200229_134458Vale também comentar que felizmente as atividades foram realizadas antes do advento da crise do Covid19, pois caso tivessem sido programadas posteriormente, certamente seriam inviabilizadas por toda a situação de isolamento social que vivenciamos.

Prêmio Culturas Populares

Lançado em 2007, o Prêmio Culturas Populares teve seis edições anteriores. No total, incluindo a edição de 2019, foram mais de 12 mil inscrições e 2.295 mestres, grupos e entidades sem fins lucrativos premiados. A cada edição, o prêmio é dedicado a um ícone da cultura popular nacional. Neste ano, homenageia o cantor gaúcho Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha.

 

Mais informações em: http://cultura.gov.br/ministerio-da-cidadania-divulga-250-vencedores-do-premio-culturas-populares-2019/

Comunidade Ucraniana da Colônia Pintadinho – Porto União-SC: Oficinas culturais de Bordados e Culinária de Tradição Ucraniana. Edital Elisabete Anderle

Comunidade Ucraniana da Colônia Pintadinho – Porto União-SC:  Oficinas culturais de Bordados e Culinária de Tradição Ucraniana. Edital Elisabete Anderle

 

Colônia Pintadinho - Porto União-SC
Colônia Pintadinho – Porto União-SC

As últimas ações programadas dos projetos “Culinária de Tradição Ucraniana” de Cecília Kotviski e “Bordados Ucranianos” de Oksana Sliwinski Kotviski foram realizadas no sábado, dia 14/03/2020 na Comunidade Ucraniana da Colônia Pintadinho, interior de Porto União-SC.

20200314_132450Ambas as oficinas contaram com bom número de pessoas, mostrando que o interior de Porto União merece atenção em relação à cultura: “ficamos muito felizes e gratos com a oportunidade, e queremos sempre que lembrem da nossa comunidade em outros projetos também” comentou a Sra. Filomena Czezeki Gulecz, presidente da comunidade.

Colônia Pintadinho - Porto União-SC
Colônia Pintadinho – Porto União-SC

As oficinas realizadas aconteceram através de dois projetos premiados pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura – Governo de Santa Catarina, sendo que a primeira, coordenada por Oksana Sliwinski Kotviski abordou os princípios e técnicas dos “Bordados Ucranianos”, e a segunda, coordenada por Cecilia Kotviski, abordou a “Culinária de Tradição Ucraniana”, enfocando os costumes tradicionais onde os pratos típicos são parte das cerimônias familiares, especialmente na Páscoa e Natal.

20200314_092146Os dois projetos passaram por Santa Terezinha (Craveiro), Papanduva, Itaiópolis (Moema) e Porto União (Colônia Pintadinho), sempre com o mesmo padrão de atividades.

 

Projeto realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019.

Colônia Pintadinho – Porto União-SC:  Oficinas culturais acontecem na Comunidade Ucraniana neste sábado

Oficinas de culinária e bordados ucranianos serão oferecidas gratuitamente

pintadinho culinariaNo próximo sábado, dia 14/03/2020 acontecem duas oficinas culturais na Comunidade Ucraniana da Colônia Pintadinho, interior de Porto União-SC.

As oficinas estão sendo promovidas através de dois projetos premiados pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura – Governo de Santa Catarina, sendo que a primeira, coordenada por Oksana Sliwinski Kotviski tem como tema os “Bordados Ucranianos”, e a segunda, coordenada por Cecilia Kotviski, aborda a “Culinária de Tradição Ucraniana”.

pintadinhoEsta é a ultima etapa de ambos os projetos, já tendo executado as mesma ações em Santa Terezinha (Craveiro), Papanduva e Itaiópolis (Moema).

 

Projeto realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019.

Moema (Itaiópolis-SC): Comunidade Ucraniana São Pedro e São Paulo recebe ações culturais; oficina de bordados ucranianos e culinária de tradição ucraniana

Igreja histórica, Moema
Igreja histórica, Moema

Moema (Itaiópolis-SC):  Comunidade Ucraniana São Pedro e São Paulo recebe ações culturais

 

A terceira etapa dos projetos culturais “Bordados Ucranianos” e “Culinária de Tradição Ucraniana” aconteceram no último sábado, dia 29/02/2020 na Colônia Moema, interior de Itaiópolis-SC.

Oficina de culinária
Oficina de culinária

Contando com o apoio da Associação Ucraniana Catarinense Iván Francó, Metropolia Ucraíno-Católica São João Batista, Representação Central Ucraniano-Brasileira e Comunidade Ucraniana de Moema, as oficinas foram realizadas no Salão São Pedro e São Paulo em Moema, contando com um bom número de participantes em ambas as oficinas.

oficina de bordados
oficina de bordados

No período matutino, foi realizada a oficina de bordados, sob a coordenação de Oksana Sliwinski Kotviski, onde os participantes entraram em contato com esta arte típica da cultura ucraniana. No período vespertino foi a vez da oficina “Culinária de Tradição Ucraniana”, coordenada por Cecília Kotviski, onde foi feita a “Páska”, pão típico e ritual, e demonstradas as montagens da cesta de bênção de alimentos e também da ceia de Natal, revivendo e exemplificando a profundidade dos costumes e suas simbologias.

20200229_134458Além de Itaiópolis-SC (Moema), ambos projetos que foram contemplados no “Prêmio Elisabete Andele de Estímulo à Cultura” já passaram por Papanduva-SC e Santa Terezinha-SC (Craveiro), sendo que a última etapa acontece dia 14/03 na Colônia Pintadinho, em Porto União-SC.

 

 

Projeto realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019.

Curso de Pêssankas 2020, União da Vitória-PR – Coordenação Vilson José Kotviski

Inicia na próxima terça-feira, dia 03/03/2020 o Curso de Pêssankas 2020, organizado pelo Artesão e Mestre Vilson José Kotviski.

O curso será ministrado nas dependências do Centro de Eventos São Basílio Magno, em União da Vitória-PR, sempre às terças-feiras: “serão quatro meses de curso, com aulas uma vez por semana, seguindo o modelo já realizado em 2015, quando formamos o Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Porto União” afirma o Mestre Vilson.

Interessados podem entrar em contato pelo número 42 98432 8561.

encarte curso de pêssankas 2020 - presencial

Comunidade Ucraniana de Moema, em Itaiópolis-SC, recebe oficinas culturais

A Comunidade Ucraniana de Moema, inteior de Itaiópolis-SC,  recebe duas oficinas que valorizam a cultura ucraniana neste sábado, 29/02/2020.  A primeira tem como tema os Bordados Ucranianos, e conta com a coordenação de Oksana Sliwinski Kotviski, e a segunda iniciativa é voltada à Culinária de Tradição Ucraniana, que tem a coordenação de Cecília Kotviski.

As iniciativas  foram aprovadas no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura – Governo de Santa Catarina.

Os dois projetos, apesar de serem propostas independentes, irão acontecer de forma simultânea, visando criar mais visibilidade, participação, e adesão das comunidades, facilitando inclusive a própria formação das turmas de alunos.

20200215_103935A primeira etapa de ambos os projetos, aconteceu na cidade de Santa Terezinha-SC, especificamente no bairro Craveiro, contando com boa participação da comunidade, a segunda etapa aconteceu em Papanduva-SC, na Igreja Ortodoxa Ucraniana.

Além desta etapa em Moema, a comunidade do Pintadinho, interior de Porto União receberá a mesma ação no dia 14/03/2020.

As propostas contam com o apoio da Representação Central Ucraniano-Brasileira, e também com a Associação Cultural Ucraniana Iván Francó, além do apoio das comunidades ucranianas locais, representadas pelas Igrejas Ucranianas Católicas e Ortodoxas

 

Projetos realizados pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019.

Oficina de Culinária de Tradição Ucraniana  em Papanduva-SC, projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle.

Oficina de Culinária em Papanduva-SC
Oficina de Culinária em Papanduva-SC

A segunda etapa do projeto “Culinária de Tradição Ucraniana”, de autoria de Cecília Kotviski, aconteceu no sábado dia 22/02/2020, nas dependências da Igreja Ortodoxa Ucraniana de Papanduva-SC.

A oficina foi ministrada por Cecília Kotviski,

Oficina de Culinária em Papanduva-SC
Oficina de Culinária em Papanduva-SC

trabalhando com o tema da culinária tradicional da Páscoa Ucraniana e do Natal Ucraniano. Na primeira parte, os alunos elaboraram a “paska”, pão tradicional da Páscoa, e também montaram a cesta de da “bênção dos alimentos”. Depois passou-se à montagem do “Sviatei Vétchir” ceia tradicional de Natal, com os 12 pratos típicos, e rituais especiais que envolvem estas tradições.

Oficina de Culinária em Papanduva-SC
Oficina de Culinária em Papanduva-SC

Vale destacar a presença da Presiente da Associação Ucraniana Catarinense Iván Frank, Lécia Labas; Dom Jeremias Ferens, Bispo Eparca da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América do Sul; e também de Dimas Humeniuk, Vereador de Mafra-SC; e Lucas Jastrombek, presidente da Comunidade Ucraniana Ortodoxa.

Além das oficinas já realizadas em Craveiro (Santa Terezinha) e Papanduva-SC, as próximas etapas acontecem em Moema (Itaiópolis-SC) e Colônia Pintadinho (Porto União-SC), sendo então concluído o projeto.

Oficina de Culinária em Papanduva-SC
Oficina de Culinária em Papanduva-SC

 

Projeto realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019

Papanduva-SC: Oficina de Bordados Ucranianos – projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle.

Oficina de Bordados em Papanduva
Oficina de Bordados em Papanduva

Papanduva-SC: Oficina de Bordados Ucranianos – projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle.

A segunda etapa do projeto “Bordados Ucranianos”, de autoria de Oksana Sliwinski Kotviski, aconteceu no sábado dia 22/02/2020, nas dependências da Igreja Ortodoxa Ucraniana de Papanduva-SC.

Oficina de Bordados em Papanduva
Oficina de Bordados em Papanduva

A oficina foi ministrada pela professora Oksana Sliwinski Kotviski, demonstrando as principais técnicas básicas do bordado ucraniano: “Com estes conhecimentos os participantes poderão ter uma boa noção, podendo desenvolver praticamente tudo o que quiserem, bastando dedicação”, afirma Oksana.

Oficina de Bordados em Papanduva
Oficina de Bordados em Papanduva

Contando com o apoio da Associação Ucraniana Catarinense Ivan Francó, Igreja Ortodoxa Ucraniana e da Metropolia Ucraíno-Católica, o projeto já passou pela comunidade de Craveiro – Santa Terezinha-SC e agora Papanduva, restando ainda as etapas de Moema (Itaiópolis-SC) e Colônia Pintadinho em Porto União-SC.

 

Projeto realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019

Oficinas de Bordados Ucranianos e Culinária de Tradição Ucraniana acontecem em Papanduva-SC

Papanduva recebe duas oficinas que valorizam a cultura ucraniana neste sábado, 22/02/2020.  A primeira tem como tema os Bordados Ucranianos, e conta com a coordenação de Oksana Sliwinski Kotviski, e a segunda iniciativa é voltada à Culinária de Tradição Ucraniana, que tem a coordenação de Cecília Kotviski.

As iniciativas  foram aprovadas no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura – Governo de Santa Catarina.

Os dois projetos, apesar de serem propostas independentes, irão acontecer de forma simultânea, visando criar mais visibilidade, participação, e adesão das comunidades, facilitando inclusive a própria formação das turmas de alunos: “Tivemos a felicidade de aprovar dois projetos dentro da cultura ucraniana…  e como as cidades são as mesmas e as comunidades são as mesmas, fica muito mais fácil realizar as atividades em conjunto… desde a divulgação para formar as turmas, e a própria execução das oficinas.” afirma Oksana – coordenadora da oficina de bordados.

papanduva bordadoA primeira etapa de ambos os projetos, aconteceu na cidade de Santa Terezinha-SC, especificamente no bairro Craveiro, contando com boa participação da comunidade.

As próximas etapas acontecerão em Papanduva, Itaiópolis e Porto União. As propostas contam com o apoio da Representação Central Ucraniano-Brasileira, e também com a Associação Cultural Ucraniana Iván Francó, além do apoio das comunidades ucranianas locais, representadas pelas Igrejas Ucranianas Católicas e Ortodoxas.papanduva culinaria

 

Projetos realizados pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019.