Projeto de Porto União da Vitória é aprovado pelo Ministério da Cultura no “Prêmio Culturas Populares”

Projeto de União da Vitória é aprovado pelo Ministério da Cultura no “Prêmio Culturas Populares”

2018 10 29 Vilson Kotvinski

Vilson José Kotviski é descendente de quarta geração de ucranianos que chegaram ao Brasil no ano de 1895. Administrador, técnico óptico e artesão de pêssankas é residente em Porto União (SC). Ele compartilhou o contentamento da aprovação do projeto PÊSSANKA ARTESANATO DA COMUNIDADE UCRANIANA, divulgado pelo Vencedores do Prêmio Culturas Populares 2018, ação do Ministério da Cultura.

Vilson é um dos grandes expoentes da arte da pêssanka no Brasil, é o fundador do site www.pessanka.com.br, autor do livro “Pêssanka – da Ucrânia para o Brasil” (2004 -1ed), do DVD “A Arte de Pintar Pêssanka” (2007), e do livro: “Pêssanka – Ovos Escritos, Expressão da Cultura Ucraniana no Brasil” (2013).

Mestre da Arte das Pêssankas Vilson José Kotviski é premiado pelo Ministério da Cultura: Prêmio Culturas Populares 2018

culturas_populares 2018pêssanka

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou na última segunda-feira (22/10/18), no Diário Oficial da União, o resultado final do Prêmio Culturas Populares 2018 – edição Selma do Coco. Foram 500 iniciativas culturais populares vencedoras, em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.

E entre as 200 iniciativas de Mestres agraciadas pelo prêmio, está Vilson José Kotviski, de Porto União-SC, com as Pêssankas – artesanato da comunidade ucraniana.

“Sem dúvida este é o maior reconhecimento do meu trabalho de transmissão dos saberes tradicionais, algo realmente importante para a valorização da arte das pêssankas e também da nossa comunidade ucraniana, e sua contribuição para a cultura brasileira”, avalia o Mestre Vilson José Kotviski.

 

Sobre a Premiação

O objetivo da iniciativa é fortalecer as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Exemplos dessas iniciativas são o cordel, a quadrilha, o maracatu, o jongo, o cortejo de afoxé, o bumba-meu-boi e o boi de mamão, entre outros.

As iniciativas foram analisadas por uma Comissão de Seleção que avaliou critérios como contribuição sociocultural que o projeto proporciona às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

 

Outrapremiação 2018 - vilsons informações em:

http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/saiu-resultado-final-da-premiacao-minc-investira-r-10-milhoes-em-500-iniciativas-culturais-populares/10883?_101_INSTANCE_OiKX3xlR9iTn_redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fnoticias-destaques%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_OiKX3xlR9iTn%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_pos%3D2%26p_p_col_count%3D4

 

http://www.cultura.gov.br/documents/10883/1534477/Portaria+n%C2%BA%2018+de+18+10+2018+-+Homologa%C3%A7%C3%A3o+do+resultado+final+-Selma+do+Coco.pdf/4466b860-244c-4d46-902c-a6eaf02d6779

Pêssanka – pysanka, pysanky, pisanki, arte milenar em ovos

Mais um modelo de pêssanka, feita pelo artesão Vilson José Kotviski.

Símolos de estrelas – longa vida; grades: divisão entre o bem e o mal; triângulo: terra, água e ar; espirais: infinito; linhas ondulas: proteção.

Cores predominantes: branco: pureza, inocência, nascimento; vermelho: ação, desenvolvimento espiritual, alegria, amor.

 

Baixe agora o e-book GRATUITO: Pêssanka – ovos escritos, acessando o link abaixo:

http://www.26.dtikm5.com/w/1e3e1t1Ae7bfwsiIfDecff2d3-5e!uid
6

Projeto Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado – Apresentação em Porto União-SC

Acontece no próximo domingo dia 29/07/18 a última etapa do projeto Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado.

O projeto, aprovado no Edital de Chamamento Público da Fundação Catarinense de Cultura, já passou pelas cidades de Piratuba, Treze Tílias, Caçador, Canoinhas e faz o seu fechamento em Porto União neste domingo.

A apresentação é gratuita e acontecerá as 11h, na Praça do Contestado, centro de Porto União, local que inclusive é uma referência da história local, e onde hoje está a Maria Fumaça 310, emblemático símbolo do Contestado. cartaz APRESENTACAO porto união

 

Pêssanka em ovo de galinha – artesão Vilson José Kotviski

Pêssanka em ovo de galinha, as cruzes são os símbolos predominantes, com mais destaque e simbolizam o ativo e passivo da Criação; as linhas dentadas são símbolos de proteção,  os ramos simbolizam juventude e a cor predominante que é o vermelho tem a ver com ação, desenvolvimento espiritual, alegria e amor.

 

Artesão: Vilson José Kotviski

www.pessanka.com.br

 

4