A Pêssanka

Pêssanka:

A palavra pêssanka provém do verbo ucraniano pyssaty (писати), que quer dizer escrever. Então o que temos como pêssankas são ovos escritos, onde os desenhos são símbolos que representam a materialização do que se deseja ao nosso semelhante.

Esta é uma arte muito antiga, uma tradição verdadeiramente milenar do povo ucraniano, que pertence também aos descendentes no Brasil e tantos outros ucranianos da Diáspora.

A sua origem está nas antigas celebrações  do início da Primavera e agradecimentos à Dajbóh (deus do Sol), comemorando seu retorno triunfante após o rigoroso inverno. No início, eram desenhados simples raios de sol em ovos, simbolizando a vida que estava retornando naquele momento.

Com o tempo surgiram diversos símbolos alusivos aos sentimentos do povo, uma verdadeira expressão do espírito dos antigos ucranianos. Pêssankas eram enterradas no campo como agradecimento pelas boas colheitas, e também as pessoas passaram a se presentear mutuamente como forma de manifestar nobres sentimentos. E com o advento do cristianismo passou a somar também símbolos cristãos, sem perder as suas origens e sua essência. Na cultura ucraniana, uma pêssanka só é dada à uma pessoa muito querida e especial, é um presente de um grande valor para quem a recebe, e segundo as tradições é talismã que protege as pessoas da casa.

Hoje a pêssanka é uma das mais importantes manifestações da cultura ucraniana, uma verdadeira ligação ininterrupta do povo com o seu passado milenar, uma arte que nunca tem fim, pois o que é verdadeiro nunca perece.